sábado, 6 de setembro de 2014

Pele saudável!

Hoje o post é sobre a pele! 

Sim! Porque afinal de contas ter uma pele bonita não é nada fácil, mas não é impossível... Antes de apelar para remédios porque não verifica a sua alimentação?
Para quem luta com as espinhas, cravos, excesso de oleosidade, estrias e outras coisinhas mais! Aí vai um resumo de alimentos que podem te ajudar e um aviso dos que atrapalham! Como diz o ditado "Sua pele é o que você come!" 


Alimentos que te ajudam:


1- Mamão: 
rico em vitamina A, é importante para a renovação celular e recuperação dos tecidos, ajudando a manter a pele viçosa e aveludada, além de ter também efeito anti-acne.

                                       


2- Laranja, limão e cítricos: 
conhecidas fontes de vitamina C, ajudam a retardar o processo de envelhecimento, pois agem contra os radicais livres. 
                                       

3- Nozes e Castanha-do-pará :  
Nessas há a vitamina E e o selênio, presente em sementes oleaginosas, é responsável por auxiliar a retardar o processo de envelhecimento precoce da pele. Mas não se esqueça, tudo em exagero faz mal. Selênio em alta concentração é tóxico. 
                                        

4- Azeite:
Também com função antioxidante, diminui o ressecamento da pele e ajuda na cicatrização e na redução de inflamações como cravos e espinhas.
                                         
5- Peixes:
Geralmente são ricos em ômega 3 e 6, o que favorece a pele a ter menos oleosidade e, consequentemente, seja livre de acne.
                                         


6- Feijão: 
Rico em zinco, tem relação com a manutenção da pele saudável, pois está ligado ao processo de cicatrização e à produção de colágeno. 
                                      

7- Água:  
Ajuda a eliminar as toxinas que podem causar problemas a pele. O indicado é beber 2 litros de água por dia. 
                                      



Agora veja alguns que talvez seja necessário você tomar um pouco mais de cuidado! (O que não significa que você nunca irá comer)



1- Laticínios: 

As versões integrais de leite e iogurtes, os queijos amarelos, doce de leite e leite condensado são riquíssimos em gorduras e calorias. Além de fazer você ganhar peso, ainda provocam um aumento do colesterol ruim e aumentam a oleosidade da pele. 

                                     



2- Chocolate: 


O mais difícil!!!


                             

Mesmo que seja o meio amargo, este alimento é rico em gordura e calorias. Quando comido em excesso, provoca muitas consequências, como o aumento de peso, pele mais oleosa (e com tendência à acne), refluxo e até alergias. O ideal é que você coma apenas de vez em quando porções bem pequenas, de no máximo 20 gramas. Lembrando que o chocolate branco é o mais calórico, assim como os recheados.

                         



3- Frituras: 


Frituras como coxinhas, pastéis e batata frita são um perigo! É que o óleo quente, em ebulição, altera as propriedades do alimento, transformando-o em uma bomba de glicerídeos e ácidos graxos. Ou seja, as gorduras insaturadas se tornam saturadas (e ruins para o organismo). Abusar das frituras é engordar na certa e ficar com mais tendência à acne. 
                                       


6- Refrigerantes:

Nas versões tradicionais, ingerimos cerca de 150 calorias, entre 30 e 55mg de cafeína, muitos corantes artificiais e conservantes. Sem contar que os refrigerantes são extremamente ácidos (é preciso cerca de 30 copos de água para neutralizar essa acidez que enfraquece os ossos e pode levar a doenças como osteoporose). Má notícia: favorece os sintomas da TPM , ansiedade e insônia. O ideal é tomar água e, vez ou outra, suco natural, sem adição de açúcar ou adoçante.
                                      


6- Bebidas alcoólicas: 

Todas elas se compõem de álcool etílico que, metabolizado pelo organismo, transforma-se em hidratos de carbono, produzindo sete quilocalorias por grama. A única diferença entre as bebidas é o teor alcoólico.  Com uma dieta rica em frutas, cereais integrais, carnes magras e legumes, você perde peso e ainda ganha uma pele tudo de linda! 

                                             


7-  Açúcar:

O excesso do açúcar pode prejudicar a elasticidade e firmeza da pele, causando estrias, celulites e rugas! Além disso pode favorecer a oleosidade e o surgimento das espinhas! Então cuidado.......

                                                                                                                                                                                                                                     

E como eu fico?? 

Tipo assim : 

                               


Mas lembre-se: não quer dizer que você nunca poderá comer ou beber esses alimentos alistados. Quer dizer apenas que você precisa evitar o excesso e quando possível fazer trocas por alimentos mais saudáveis!  ;)


                                                                                                                                           G.B.



3 comentários: