sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Literatura - Soneto

O que é um soneto? 


Soneto (do italiano sonetto, pequena canção ou, literalmente, pequeno som) é um poema de forma fixa, composto por catorze versos, de origem atribuída a poetas da Sicília ou da Provença.
O soneto é composto por dois quartetos e dois tercetos, ou seja, quatro estrofes (conjuntos de versos), sendo que as duas primeiras devem conter quatro versos e as duas últimas três, num total de catorze versos.

No soneto dito petrarquiano ou regular, as rimas estão organizadas  em abba abba cdc (cde) dcd (cde), mas já no período do Renascimento, diversas variações estavam em prática.
O primeiro ponto importante da estrutura do soneto é a métrica. 

Outro conceito que é tratado dentro de um soneto é a sonoridade, ou seja, o posicionamento das sílabas tônicas (ou fortes) em cada um dos versos. Uma vez combinadas, tais sílabas fazem com que o soneto assuma uma dinâmica melódica, aproximando-se da melodia de uma canção.


Um Exemplo


Soneto da Fidelidade figura entre os melhores momentos do autor nessa forma.
Seu grande tema é o amor. O amor em suas múltiplas manifestações: saudade, carência, desejo, paixão, espanto. Registra uma nova concepção sentimental, mais concreta, mais livre de preconceitos, mais atenta às mulheres. Em seus poemas, destrói noções como a da eternidade do amor - dogma do Brasil patriarcal – em versos.

Soneto da Fidelidade:

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angustia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que e chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


 Vinicius de Morais (1913-1980) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913. Conheça a vida de Vinicius de Moraes em http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/vida






                                                                                                           G.B.




Bibliografia:
TRANCOSO, Bernardo. Como escrever um soneto. Disponível em: <http://www.sonetos.com.br/escrever.php>. Acesso em: 11 nov. 2012.
Estrutura de um soneto. Disponível em: <http://oficioliterario.com.br/2007/12/09/estrutura-de-um-soneto/>. Acesso em: 11 nov. 2012
http://www.passeiweb.com/estudos/livros/soneto_da_fidelidade